É importante colocar arremate de pedra na janela, na base?

Conforme a ABNT NBR 12721:2006, os projetos-padrão são caracterizados quanto ao acabamento como: baixo, normal e alto, correspondentes a diferentes projetos arquitetônicos.

Assim, a referida Norma apresenta as especificações dos acabamentos nos orçamentos dos projetos.
No caso de Peitoris padrão alto: Granito cinza Mauá e=2 cm com pingadeira.
Padrão médio e baixo: concreto.

Dependendo de para onde está localizada, sua fachada pode receber ventos fortes com chuvas e infiltrar pela sua janela. O ideal é que, se possível se instale uma pedra que tenha uma pequena inclinação para fora com um balanço e funcionando com uma pingadeira. A pedra no peitoril da janela ainda ajuda a proteger a fachada, principalmente se a fachada for revestida por pintura ao invés de cerâmica. Use uma pedra pouco absorvente. A pedra mármore (como o bege bahia, onde para sua regularização, são utilizadas argamassas e resinas) é mais absorvente que o granito e existem alguns tipos de granito mais absorventes que outros, e não são aconselháveis. A instalação do peitoril na janela deve ser feita corretamente a fim de evitar fissuras no concreto utilizado na parede. Recomenda-se também, dependendo do tamanho do vão, cargas e tensões, a instalação da verga e contra-verga. É indispensável uma boa impermeabilização também a fim de evitar umidade etc.

Comentários

  1. Pergunta enviada por cliente, por e-mail.

    ResponderExcluir
  2. ola Alana,minha dúvida a respeito das pingadeiras é e se minhas janelas ja estiverem instaladas?devo quebrar tudo e colocar as pingadeiras?ou tem outra meneira de instala-las?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, estava fora do blog por uns tempos.... se você ainda não encontrou sua resposta vamos lá: A sua janela está instalada faceando a fachada pelo lado de fora? Ou tem um recuo que permita colocar uma pedra em balanço? No segundo caso, se o "quadro" envolta da janela tiver mais de 2cm de altura dá para apoiar uma pedra depois. Instale com leve inclinação para fora e impermeabilize os encontros. Para o caso de janela totalmente embutidas e no primeiro caso, pode-se pensar em pequenos beirais ou telhados na fachada caso dê muita chuva de vento nesta janela... seria bom ver o projeto...

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Crônica da Hapitação populucro

Cadeiras Criativas e Sustentáveis...